Valor de condomínio prejudica negócios imobiliários?

Blog Miguez

Valor de condomínio prejudica negócios imobiliários?

Miguez 02/11/2019 Compartilhar

Semana passada foi abordada a ginastica dos síndicos para tentar conter altos valores de condomínio que produzem recorrentes prejuízos aos proprietários.  Milhares de imóveis encalhados na cidade do RJ tem no “custo condomínio” um aliado forte contribuindo para esse cenário.

Vejamos por exemplo imóveis disponíveis para alugueis, os insumos prejudicam diretamente os rendimentos dos proprietários, maior valor de condomínio, menor receita liquida, o triste é que essa obviedade tornou-se algo comum.

Pretensos locatários fogem de condomínios elevados, afinal, mesmo que o aluguel pareça interessante, o alto valor do condomínio sugere a possibilidade de se estar alugando uma caixa de pandora – fica sempre a pergunta: será que esse condomínio vai aumentar?  Resultado é Imóvel encalhado gerando despesas mensais insuportáveis.

Nas vendas, compradores se acautelam buscando aquisições que “num primeiro momento” não tenham o impacto dessa natureza, pois 70% dos novos proprietários irão adquirir imóveis se utilizando do financiamento bancário, arcando assim com prestações elevadas, o que não combina com altos custos condominiais – “custo mês de moradia não fecha!”.

 O condomínio muito elevado, quando não estamos falando de produtos de alto padrão, pode gerar uma desvalorização do bem imóvel que oscilará de 10% a 15%, algo que fere diretamente o patrimônio da classe media.

Vejam que em ambos os casos, Venda ou Aluguel, a solução da redução de condomínio é fundamental. Hoje a única “taxa de atratividade” a fim de seduzir interessados, é a perda direta do valor do bem, confirmado por alugueis mais baratos e por imóveis cujos preços de venda tendem a despencar para então sofrerem liquidez. 

Qual a solução para o “monstro” que devora a receita e definha o patrimônio dos proprietários de classe media brasileira?

 A solução, ou porque não dizer as soluções, você as terão na próxima matéria, mas antes de encerrarmos nossa conversa semanal, quero levar ao leitor do “espaço imobiliário” uma reflexão sobre Vender ou Alugar seu imóvel de forma satisfatória e eficaz.

Quando me deparo com proprietários perdidos quanto ao que fazer com seu patrimônio, fico a me perguntar por que não seguir a orientação de um profissional qualificado?  Não arrisque vender ou alugar, aceite que você precisa de uma empresa/profissional especializado. Deixe seu comentário nos canais abaixo para  assuntos imobiliários (Avaliar, Administrar, Vender e soluções condominiais) e procure profissionais  quem tenham excelência  no assunto.


Comentários e Sugestões: consultoriamiguez@gmail.com

Nossas Redes Sociais

 www.instagram.com/miguezimob

https://www.facebook.com/miguezimoveis

Titulo aqui

close