Série: Sistêmica Corrupção agride o Mercado Imobiliário - 1ª Matéria

Blog Miguez

Série: Sistêmica Corrupção agride o Mercado Imobiliário - 1ª Matéria

Esplendor 17/10/2017 Compartilhar

Sistêmica corrupção no setor imobiliário, (descubra por que) empobrece e impede a melhoria da classe e da atividade

A corrupção parece ser uma disfunção genética entranhada no DNA de grande parte da população mundial.  Esse mal popular está em voga desde que o mundo é mundo, sendo que agora, graças a facilidade extraída dos múltiplos meios de comunicação, ela chega de forma implacável, envergonhando contundentemente famílias, cidades, estados, culturas, gêneros, classes e crédulos.

Em uma palestra, cujo tema era a espiritualidade, ouvi da palestrante algo tocante, que me permitiu um olhar mais cuidadoso com meus julgamentos no que se refere ao sentido da corrupção. Ela argumentava, protegida pela sabedoria da verdade e a sua enorme convicção, sobre como somos corruptos em nosso cotidiano e o quanto isso é prejudicial do ponto de vista espiritual.


"Quem já não furou fila, estacionou em vaga de deficiente ou idoso, apresentou carteira de estudante falsa para obter desconto em ingressos, disse estar grávida ou ter mais de 60 anos para entrar em fila prioritária, copiou o trabalho do outro e se apropriou dos méritos, subornou um guarda para não receber multa, chegou em um ambulatório médico de emergência aumentando o seu problema para ser atendido na frente dos demais ou fez uma vaquinha com seu grupo para subornar o garçom da festa?"

Através dos clássicos exemplos dessa exímia palestrante e professora de Kabbalah, todos aparentemente normais, ela me fez perceber a tamanha ignorância que temos sobre o tema corrupção.  Somos mais permissivos e participativos com relação a ela do que nos damos conta, pois quando ela nos atende em circunstâncias normais, onde erroneamente supomos tê-la em menor escala ofensiva e danosa aos outros, ou ainda, quando imaginamos tê-la sob controle, seguimos cultuando-a como um DEUS, cujo nome idolatrado poderia ser “Hoje-me-dei-bem”.

A corrupção não faz parte de um esquema vivido apenas em um meio especifico ou lugar, é impossível atirar uma pedra sobre o telhado de vidro do gigante Brasil. No início desse ano foi publicada uma pesquisa sobre corrupção que identificou o Brasil no ranking de 176 países pesquisados, como sendo o septuagésimo nono colocado. Esta nefasta conduta chamada corrupção embrenha-se com facilidade em estruturas diversas sem qualquer cerimônia, tragando sem piedade todo tipo de pessoa que não esteja atenta ao seu poder de sedução. A essa altura percebam que já comecei a ver a corrupção quase como uma entidade metafísica.

Para combatê-la, temos que ser rígidos com coisas banais como as citadas acima pela anônima palestrante. Pegando carona nesse momento em que começamos a identificar com frequência esse gene do mal, me vejo na obrigação de dar a minha contribuição, relatando o que vivo em cenários do meu oficio de Consultor Imobiliário desde sempre. É importante frisar que não é a primeira vez que declaro haver problemas sérios de Corrupção no Mercado Imobiliário.


Acompanhe nossa série de matérias!


Matéria Anterior:
5ª Matéria da série sobre Placas - "Pelo bem do seu imóvel" - Dia 17/09/2017


Próxima Matéria:
2ª Matéria da série: Corrupção no setor Imobiliário - "Olhando por dentro " - Dia 22/09/2017