Qual o sofá ideal para sua sala?

Blog Miguez

Qual o sofá ideal para sua sala?

Equipe Miguez 10/10/2017 Compartilhar

Existem muitas dicas para evitar a compra de um sofá errado, isso é porque a escolha incorreta do sofá pode acarretar inúmeros problemas para sua decoração. Seguir algumas sugestões simples ajudam a evitar erros no momento de decidir a compra.

Nosso artigo de hoje vai te ajudar a escolher o sofá ideal para seu imóvel, ajudando a criar uma decoração que tenha a sua cara, afinal, basta uma simples pesquisa na internet para se deparar com uma infinidade de modelos, tipo, tamanhos, materiais e cores.

Antes mesmo de se decidir pelo modelo de sofá ideal, saiba que seu estilo de vida, a rotina da casa, o tamanho do cômodo que vai receber o sofá, a quantidade de pessoas que dividem o imóvel com você e até mesmo o fato de receber ou não amigos em casa pode influenciar na escolha, no conforto e tipo de sofá ideal para sua casa.

Então, acompanhe nossas dicas, conheça cada opção, analise todas as possibilidades e boa compra!


Decoração Clássica

Se você for adepto de uma decoração mais clássica, pesquise por móveis mais antigos. Nessa linha, uma boa dica é o sofá “Cabriolet”. É uma peça de visual bem clássico e requer atenção na hora de usar, afinal uma peça com uma carga visual tão antiga pede um pouco de bom senso na hora de ser utilizada.



Mas se você gostou muito desse tipo de sofá, mas possui uma decoração mais moderna, tenha calma! Já existem muitas releituras inspiradas nesse modelo.

Além desse modelo, uma opção não tão antiga é a “Chaise”, um misto de cadeira e sofá com espaço para uma pessoa. Geralmente usada em quartos ou ambientes mais introspectivos, como sala de leitura ou TV.


Decoração Tradicional

Para quem não gosta muito de inovação, investir em modelos clássicos é o ideal. Dentro desse tipo de decoração de sala, temos sofás comuns, como o chamado “Sofá Inglês”. Muito conhecido dos brasileiros, é o modelo mais comum nas lojas de móveis, sempre com acabamento arredondado. Sem muitas alterações no modelo, cabe a você apenas escolher se prefere um modelo mais macio ou rígido, de acordo com o uso que fará dele.

Outra opção comum é o modelo “Seccional” ou mais popularmente chamado de “Sofá de canto ou modulado”. Esse tipo de sofá é ideal para apartamentos ou casas menores, já que ele permite um aproveitamento maior do cômodo, já que fica bem preso à parede, mas também fica bem em ambientes maiores. Se você tem uma família grande ou gosta de receber muitos amigos, esse tipo de sofá é perfeito.

Outro modelo bem conhecido no Brasil é o “Lawson”, bem parecido com o Sofá Inglês, a diferença é que ele possui um acabamento mais quadrado. Geralmente possui almofadas removíveis, o que facilita a limpeza e é ideal para quem tem uma rotina mais agitada e pouco tempo para limpeza.


Se o seu espaço é muito reduzido, sempre se pode optar por um sofá cama. O modelo é versátil e economiza muito espaço. Ideal para quem recebe visitas e precisa de uma cama extra e até para solteiros que vivem em apartamentos do tipo “kitnet”.

Agora que você já conheceu os modelos mais comuns e até opções mais clássicas, é hora de dicas um pouco mais gerais.
Antes de comprar, tire as medidas de sua sala. Comprar um móvel maior do que o ambiente ou até um que vai tomar muito espaço pode prejudicar toda sua decoração. Tenha em mente que o móvel precisa de espaço para que as pessoas possam circular ao redor dele.

Se você mora em apartamento, compre um sofá de canto. Se não gostar do modelo, até pode optar por mais de um, porém ao invés do clássico 2 e 3 lugares, compre duas peças de 2 lugares.

Outra coisa importante é pensar na sala como um todo. Veja bem seus outros móveis, analise o projeto de decoração, afinal, pode-se optar por um sofá apenas e complementos para ele, como poltronas, cadeiras decorativas e puffs.

Considere também a altura e profundidade do sofá. Por exemplo, idosos não se sentem bem em sofás baixos, pois precisam de apoio nas costas. Se for usar apenas para sentar, pessoas mais baixas devem optar por assentos pouco profundos. Já pessoas altas podem investir em modelos com mais de 0,90 de profundidade.

Se a casa possui animais, opte por sofá de cores escuras, pois eles disfarçam os pelos que os animais perdem ao longo dos dias. Se preferir uma peça clara, use mantas.

Por último, não esqueça de analisar o material do sofá. Escolher bem ou mal um móvel dessa importância determina se o sofá vai durar muito ou pouco tempo.

Para escolher um sofá de qualidade, não basta escolher cor e modelo. Além da escolha do revestimento de couro, tecido ou material sintético, é necessário ter atenção com a estrutura interna do sofá.

Tenha atenção com os pés do sofá, se ele é de mola ou não, se o material interno é madeira ou compensado, alguns modelos usam até mesmo aço na composição. Um dos itens mais importantes é o tipo de espuma do sofá. Verifique se o móvel recebeu camadas de espuma suficiente e se a mesma é fofa ou rígida. Em lojas físicas é muito mais fácil questionar o vendedor e até experimentar o sofá, portanto, se a sua compra for pela internet, verifique se o site disponibiliza todas as informações necessárias.




Titulo aqui

close