Por que contratar uma imobiliária?

Blog Miguez

Por que contratar uma imobiliária?

Equipe Miguez 08/10/2017 Compartilhar

Já pensou em entregar o conserto do seu carro nas mãos de um cabeleireiro? Muito poucas pessoas teriam coragem de fazer isso, mas na hora de vender ou comprar imóvel, ainda há proprietários que se perguntam por que contratar um serviço imobiliário.

No final, a maioria que opta por levar a transação adiante sozinho, no entanto, logo descobre porque ter a intermediação de uma imobiliária é o melhor negócio.

O problema é que essa "descoberta" geralmente é feita de forma nada agradável e o erro depois pode ser difícil - ou até impossível - de consertar. Para evitar que você passe por isso, nós separamos alguns bons motivos para contratar os serviços imobiliários e ter a segurança que merece na hora da compra ou venda do seu imóvel.

Divulgação estratégica para os serviços imobiliários

Divulgar uma casa não é a mesma coisa que divulgar um carro, por exemplo. Você já percebeu a quantidade imensa de casas e apartamentos que aparecem quando você digita "imóvel à venda" no Google? Por isso é muito fácil o seu se perder nessa verdadeira enxurrada de ofertas.

Por outro lado, quem optar pela divulgação offline ou apenas no boca a boca com certeza ficará fora de vista. O motivo é simples: hoje, 90% de todas as transações envolvendo serviços imobiliários começam online. Então é online que o seu imóvel deve estar.

Por isso, a divulgação imobiliária utiliza canais e estratégias específicas para que aquele determinado imóvel apareça em destaque em relação aos demais. Assim, as chances de encontrar o melhor comprador e vender pelo melhor preço são potencializadas.

É claro que ninguém conhece o imóvel melhor do que o proprietário. Mas, em contrapartida, ninguém conhece o mercado tão bem quanto a imobiliária. A parceria, portanto, propicia que seja feito o melhor planejamento, tornando a estratégia de divulgação muito mais efetiva. Todo mundo sai ganhando.

Tenha a exata noção de para quem você está alugando seu imóvel

Infelizmente, não é em qualquer pessoa que se pode confiar, e, como diz o ditado, as aparências enganam. Uma das vantagens de contratar o serviço imobiliário é saber exatamente para quem você está alugando seu imóvel. Afinal, seu patrimônio é um bem valioso, que merece ser preservado.

Encontrar um bom inquilino, por sua vez, não é uma tarefa fácil e não deve ser creditada à sorte. Afinal, pessoas que não têm cuidado com o patrimônio alheio, que têm comportamento social inadequado ou são má pagadoras também procuram alugar imóveis. Como saber quem merece ou não confiança? Entre os serviços imobiliários oferecidos, está a análise da reputação do inquilino.

Por outro lado, como ela tem uma carteira de clientes bastante diversificada, a imobiliária tem mais facilidade para encontrar o cliente com o melhor perfil para alugar ou comprar sua casa. Todas as exigências são devidamente analisadas e definido o melhor candidato para a sua aprovação.

Mais segurança na entrega do imóvel

Ninguém gosta de receber seu apartamento ou casa de volta em mal estado de conservação, fora das especificações do contrato. Para evitar prejuízos e dor de cabeça, a vistoria ao encerramento da locação é de extrema importância.

A imobiliária, por sua vez, tem corretores especializados em checar o cumprimento de todos os itens listados. Se houver alguma coisa em desacordo, o serviço imobiliário se encarregará de cobrar seu cumprimento pelo inquilino. O imóvel só será entregue após tudo estar em conformidade com o contrato assinado entre todas as partes.

Garantia locatícia

Atualmente a fiança é o tipo de garantia mais utilizado para locação no mercado imobiliário. Estritamente pessoal, ao afiançar o locatário, o fiador assume a obrigação de solver qualquer dívida ou compromisso que não tenha sido cumprido a preço e a hora.

Já o seguro por fiança locatícia é uma modalidade que deve ser contratada junto a uma empresa seguradora e que abrange encargos contratuais. Assim como a fiança pessoal, pode ter valor e tempo pré-determinados.

Há ainda um outro tipo de garantia, o caução, um depósito antecipado referente a uma quantidade de meses x estipulada em contrato. Ele também visa garantir o cumprimento de todas as obrigações do inquilino. Ao término do período de locação, não havendo qualquer débito pendente, o locatário pode fazer o levantamento do depósito.

O serviço imobiliário intermedia e facilita o cumprimento dessas garantias, responsabilizando-se pelo acionamento do fiador ou do seguro fiança em caso de necessidade.  A imobiliária também presta assessoria jurídica em casos em que há necessidade de acionar o inquilino judicialmente.

Avaliação do imóvel para venda de acordo com o valor de mercado

Fazer a precificação de produtos nem sempre é uma tarefa fácil, mas quando se fala em avaliação de imóveis o assunto fica ainda mais complicado. São muitas as variantes que devem ser levadas em consideração. Em casos de processos judiciais, como abertura de inventário, por exemplo, os serviços imobiliários são fundamentais.

Avaliação da imobiliária procura estabelecer um valor isento e bastante claro, que reflita a realidade do mercado e do imóvel. O procedimento é feito tendo como base na comparação de imóveis semelhantes transacionados, valorização da região, posição do apartamento em relação à entrada de luz natural, serviços oferecidos pelo condomínio, estado do apartamento, materiais empregados na construção da casa e muitos outros.

Dessa forma o proprietário tem a certeza de estar na faixa certa de preço, sem sair no prejuízo pelo preço baixo nem assustando futuros comprados por um valor alto demais.

Documentação do imóvel e questões jurídicas

Ter o imóvel com a documentação na mais perfeita ordem é essencial para o bom andar da negociação, seja para comprar, vender ou alugar. Neste caso, o serviço imobiliário tem a expertise necessária para aconselhar, examinar e sugerir medidas para a devida regularização, a fim de agregar valor e facilitar a venda à vista/financiamento e/ou liberação de FGTS.

São várias as situações que requerem atenção redobrada. É o caso, por exemplo, de quando o vendedor do imóvel é pessoa jurídica. Neste caso, se ele tem pendências jurídicas, é preciso analisar se o imóvel não foi colocado como garantia de pagamento. Caso afirmativo, o imóvel pode vir a ser penhorado.

Os melhores serviços imobiliários, como os da Miguez Imobiliária, costumam ter um departamento jurídico próprio que elabora os contratos e cuida de toda a documentação. O custo fica entre 6% e 8% do valor do imóvel, mais as despesas com a documentação. Esses gastos geralmente são repassados ao seu preço final.

Esse respaldo jurídico garante a elaboração de um Instrumento Particular de Venda e Compra, onde todas as condições, valores da venda e formas de pagamento e demais cláusulas legais são consignadas de forma clara e detalhada. O contrato deve ser juridicamente perfeito para permitir as garantias a ambas as partes.

Por isso, se você está comprando ou vendendo imóvel na Tijuca e região, fale com quem é líder do mercado, especializada na região. Converse com o time de corretores da Miguez e tenha a certeza de estar fazendo o melhor negócio.


Titulo aqui

close