Parede Lousa – Como usar?

Blog Miguez

Parede Lousa – Como usar?

Equipe Miguez 17/10/2017 Compartilhar

Capaz de modificar por completo um ambiente, a tinta lousa é uma nova tendência na decoração moderna. Além de ser um espaço diferente na casa, uma parede lousa cabe em qualquer ambiente: sala, quarto, cozinha e até em um escritório mais descolado.

Um espaço democrático, que pode ter mensagens de boas-vindas para suas visitas e até recados deixados por elas. A parede lousa ou parede preta é perfeita para fluir criatividade!

Se você acha que para ter uma parede lousa em casa é preciso muito investimento e a contratação de alguns profissionais, engana-se. Obviamente é preciso seguir algumas dicas e tomar alguns cuidados em cada cômodo, é exatamente sobre isso que vamos falar.

Tudo que você precisa saber para seguir essa tendência de decoração está em nosso artigo.


Como fazer

Não é preciso uma mão de obra especializada para criar o efeito lousa em uma parede. A aplicação é realizada da mesma forma que uma tinta de uso comum, seguindo os mesmos cuidados que uma parede precisa para receber camadas de tinta: lixar, limpar a superfície e escolher o espaço que a tinta vai cobrir. Se você não se sente à vontade para pintar um móvel, a parede, uma bancada ou qualquer item que vá receber a tinta lousa, nesse caso contrate um pintor para fazer o serviço.

A tinta não tem cheiro e possui secagem rápida. Duas ou três camadas são suficientes e um pano úmido pode servir para apagar desenhos e mensagens, dando lugar a novos recados e desenhos sempre quer você quiser.


Materiais

Existem várias opções de tintas para criar o efeito lousa. O mercado de tintas já trabalha com produtos específicos para esse tipo de decoração.

A tinta preta esmaltada geralmente é a tinta ideal para criar o efeito de parede lousa ou parede preta. O mercado oferece a opção brilhosa e a fosca, para um efeito mais próximo ao de um quadro negro, prefira a opção fosca. Se você quiser a mesma tinta na cor verde, é possível encontrar.

Para quem não quer pintar, existe possibilidade de cobrir o espaço com um papel de parede com esse mesmo efeito, na verdade é um papel contact que deixa a decoração do apartamento ou da sua casa com a mesma cara que teria se você optasse por pintar.

Para escrever, claro, use giz. Mas se você é da turma dos alérgicos a giz e já está chateado por não poder usar essa decoração, saiba que já existem fabricantes de giz plastificados, ideais para o público alérgico.

Agora que você já sabe quais materiais pode usar, vamos analisar como seria a aplicação em cada cômodo:


Cozinha

Entre todos as possibilidades de aplicação, a cozinha é o cômodo mais comum para aplicação da tinta lousa em muitas decorações.

Você pode usar para receitas, cardápio da semana, lista de supermercado ou desenhos de alimentos. Caso não queira pintar a parede, que tal pintar a bancada da pia? Móveis também são uma opção, nesse caso, a geladeira daria um ótimo espaço!


Sala

Se você é dono de uma cozinha americana, aquelas que dão visão para a sala, seria uma ótima opção para delimitar espaços. Na sala, escolha uma parede inteira ou meia parede. Se optar por meia parede, considere pintar a parte acima do encosto do sofá, fica um charme. Se você costuma receber muitos amigos em casa, seria legal deixar uma mensagem positiva de boas-vindas e até abrir espaço para que eles possam se expressar e deixar recados para você.


Quarto de Criança ou Adulto

Com certeza você já ouviu falar de algum pai enlouquecido porque os filhos riscaram a parede de casa. Que tal se adiantar e já separar um espaço para os pequenos se sentirem livres e colocarem a criatividade para fora? Nada mais original do que uma decoração feita por eles mesmos. Deixe que eles façam desenhos e até mesmo ajude-os nos deveres de casa usando a parede lousa.

Em um quarto de adulto, faça um desenho, escreva uma música que goste ou deixe o calendário do mês com as atividades importantes, como consultas ao médico e outros compromissos.


Escritório

No escritório você pode separar apenas uma parte da parede. Deixe anotado seus compromissos da semana, as atividades mais importantes e vá trocando conforme for finalizando cada tarefa.
Se não quiser usar parede, a parte traseira da porta é uma excelente opção para aplicar a tinta lousa.


Cuidados após aplicação

Como já citamos antes, para apagar um desenho ou algo escrito, seja na parede com tinta ou papel contact, basta um pano úmido. Porém, com o tempo você vai acabar percebendo que desenho após desenho, recados após recados, a parede vai ficar um pouco “manchada”.

Não tem problema. Nesse vaso, além do pano úmido, use um pouco de água com detergente para limpar a superfície. A parede, móvel ou qualquer ambiente que tenha recebido o efeito, ficará como novo.


Titulo aqui

close