Papel de parede: um grande aliado na decoração.

Blog Miguez

Papel de parede: um grande aliado na decoração.

Equipe Miguez 17/10/2017 Compartilhar

Papéis de parede podem transformar rapidamente um ambiente e são muito práticos. Já é uma tendência, afinal são excelentes para decoração de casa, decoração de apartamento e até escritórios, tornando-se cada vez mais os queridinhos de muitas reformas.

Em comparação com as tintas, o valor de um papel de parede é mais alto. Porém, além de um item de decoração, o papel de parede pode ter uma durabilidade de até 12 anos. Com certeza vale o investimento.

Se você optou por reformar seu espaço usando papel de parede, saiba que é necessário conhecer alguns detalhes sobre esse novo aliado da decoração. Um ponto importante é saber que existem 6 tipos diferentes de papel de parede, sendo que a aplicação e o cuidado com cada um são bem diferentes.


Tradicional

Esse tipo faz jus ao nome, é realmente um papel. Justamente por isso não é recomendado sua aplicação em ambientes úmidos. Fica bem melhor aplicado em salas e quartos. A limpeza do papel de parede na sala, ou outro ambiente que receba o tipo tradicional, pode ser feita facilmente com um pano úmido.


TNT

A matéria prima desse tipo de papel de parede é um material sintético que imita tecidos, daí sua sigla que quer dizer TECIDO NÃO TECIDO. Por não ter papel em sua composição, esse tipo de papel de parede permite até a limpeza com detergentes ou aqueles produtos multiuso muito utilizados pelas donas de casa. Mesmo não sendo um tecido, esse tipo de papel de parede também não é recomendado para ambientes úmidos.


Vinílico

Papel de parede em banheiros ou aplicados em cozinhas também ficam um charme. Pensando nisso, foi desenvolvido a opção em material PVC, ideal para aplicação em ambientes úmidos ou com muito calor. A limpeza desse tipo de papel de parede pode ser feita com qualquer tipo de material de limpeza, é a opção com melhor custo benefício, uma vez que possui facilidade de limpeza e durabilidade mais alta que os demais. Apesar de ser usado em ambientes úmidos, caso sua casa tenha animais domésticos, o papel de parede vinílico é recomendado para uso na sala e quartos também.


Vinilizado

Esse papel de parede é papel só no nome. Feito de um material especial, ele pode ser até lavado. Ideal para quarto de crianças pequenas (as crianças vão poder rabiscar à vontade) e até para as áreas da cozinha que acumulam gordura dos alimentos.


Acetinado

Também indicado para o quarto de crianças ou para pessoas adultas que possuem alergias. Esse tipo de papel de parede evita o acumulo de poeira.


Mica

Ideal para aplicação em áreas externas ou jardins, esse tipo de papel de parede é feito com pedras naturais e pode também ser feito com diferentes tipos de texturas.

Agora que você já conhece os tipos de papeis de parede disponíveis para decoração, analise as vantagens de usá-lo em cada espaço.


Papel de parede na sala

Assim como pintar uma única parede com uma cor mais vibrante, cobrir uma parede com um papel decorativo deixa sua sala com uma decoração mais moderna e dá um UP no seu projeto de reforma.


Papel de parede no quarto

Se o quarto pertence a crianças, opte pelo papel de parede vinifico. Além de facilitar a limpeza, ele não acumula poeira, portanto protege as crianças de doenças respiratórias ou alérgicas.


Papel de parede no escritório ou Home Office

Da mesma forma que na sala, não carregue muito na decoração. O papel de parede no escritório não pode ser carregado de informações. É bom escolher uma parede estratégica para colocar o papel de parede e usar tons neutros para não desviar a atenção do que é prioridade. Se o local for pequeno ou o seu trabalho for home office, use o papel de parede para delimitar o seu espaço.


Papel de parede na cozinha

Por ser um ambiente úmido não use o tradicional papel de parede na cozinha. Faça a aplicação nas bancadas, na área próxima a pia ou até apenas em meia parede. Use a criatividade e escolha um papel de parede temático


Papel de parede no banheiro

Se você quiser colocar papel de parede no banheiro, sem dúvida é preciso optar pelo papel de parede vinílico. Como o banheiro é um ambiente clean e sem itens de decoração, pode ousar nas estampas e escolher um papel de parede cheio de informações ou mais colorido.



Papel de parede no teto

Isso mesmo, você não leu errado. Aquele teto sempre branco, igual em todo lugar, não precisa estar também na sua casa. Pode colocar papel de parede no teto e acredite: fica lindo! Por ser uma área de difícil acesso para limpeza, opte por um papel de parede que torne a limpeza mais prática.