Morar na Tijuca: Casa ou apartamento, qual é a melhor opção?

Blog Miguez

Morar na Tijuca: Casa ou apartamento, qual é a melhor opção?

Equipe Miguez 08/10/2017 Compartilhar

Uma das vantagens de morar na Tijuca é poder contar com uma variedade incrível de imóveis. Ao contrário de outras partes da cidade, o bairro, que é considerado um dos mais nobres do Rio, oferece opções bastante variadas para quem gosta de casas ou apartamentos.

Mas como deve ser feita a escolha da casa ou apartamento na Tijuca? Será que há um tipo mais adequado a cada perfil de morador? Quais os tipos de imóveis que a Tijuca oferece? Conheça todas as opções e tenha a certeza de estar fazendo a melhor escolha!

Imóvel na Tijuca: porque há tantas ofertas no bairro?

A Tijuca é um dos mais antigos bairros do Rio de Janeiro, remontando à época do Brasil Império. Parte de uma das áreas favoritas do então imperador D. Pedro II, a região foi originalmente ocupada pelos jesuítas. Expulsos do país em 1759, suas terras foram loteadas e passaram a abrigar os sítios e chácaras das famílias mais abastadas da cidade.

Com o passar dos anos a região cresceu e foi urbanizada, mas muitas casas foram mantidas, passando de geração em geração. Hoje algumas poucas totalmente originais ainda resistem, bem cuidadas por seus sucessores, outras tantas foram reformadas ou reconstruídas.

Mas a verdade é que a Tijuca sagrou-se um dos mais tradicionais bairros da Zona Norte carioca, abrigando uma boa variedade de casas em harmoniosa convivência com edifícios.

Hoje o bairro tem características encantadoras para todos os gostos. Principalmente nas ruas mais bucólicas, na Muda ou na Usina, por exemplo, ainda é possível encontrar charmosas casas de todos os tipos.

É possível escolher entre verdadeiras mansões de época, modernas construções de grande e médio portes e casas de vila - um charme que se mantém inalterado na Tijuca.

Por outro lado, quem prefere apartamentos na Tijuca também conta com uma farta oferta. São unidades de todos os tipos e tamanhos, desde os prédios mais antigos, com poucos andares e cômodos confortáveis, a edifícios com alta tecnologia, passando por condomínios com fartas áreas de lazer e serviços.

Não é à toa, portanto, que o tijucano nasce, cresce e envelhece no bairro, seguindo a tradição de seus pais e avós.

Casa ou apartamento? Qual tem a ver com o seu estilo?

Na hora de procurar imóvel, é comum a dúvida entre casa ou apartamento. Optar pela segurança dos edifícios ou o espaço privilegiado de uma casa? A verdade é que a escolha deve ser feita tendo como base o estilo de vida e as necessidades da família - e ambos os tipos de imóveis têm vantagens e desvantagens.

Veja alguns itens que devem ser levados em conta na hora de escolher seu imóvel.


Segurança

Sistemas de monitoramento, grades, porteiros e zeladores, travas elétricas, controles remoto, senhas. Os edifícios oferecem mais segurança em relação às casas, principalmente as de rua. Além disso, a sua própria infraestrutura também já colabora para que ela seja maior.

Claro que há vários sistemas de segurança projetados exclusivamente para casas - e é verdade também que assaltos acontecem em ambos os tipos de moradia, apesar de a Tijuca ser considerada um dos bairros mais seguros da cidade.

A dica, então, é pensar em seus hábitos, Os apartamentos são mais indicados para quem tem famílias pequenas, viaja muito a lazer ou a trabalho e precisa deixar o imóvel sozinho mais frequentemente. Mas se há sempre mais gente em casa e ele não fica vazio mesmo quando você está viajando, a casa pode ser uma boa opção.

Seja como for, há várias dicas de segurança que devem ser observadas em ambos os tipos de moradia e que minimizam bastante qualquer chance de ocorrência.

Área de lazer

Mais uma vantagem de morar na Tijuca é ter um bairro repleto de praças, que oferecem excelentes áreas de lazer, principalmente para as crianças. No entanto, dependendo do tipo de empreendimento, vários condomínios são imbatíveis quando o assunto é diversão e relaxamento.

É possível encontrar apartamentos na Tijuca com infraestrutura de lazer completa, com piscina, sauna, playground, salão de festas, bar, academia e até restaurante. Algumas casas também podem abrigar uma área de lazer bem equipada, mas o investimento, nesse caso, é muito maior.

Custo-benefício

A aquisição de um apartamento na Tijuca costuma ter melhor custo-benefício uma vez que as despesas são divididas entre todos os condôminos. Já a casa requer manutenção periódica mais cara, apesar de não contar com gastos mensais, como condomínio e taxas extras.

Além disso, os custos geralmente embutidos no condomínio, como água e manutenção da fachada, passam a ser só seus.

Localização

Nesse caso essa é uma opção que vai depender dos hábitos e desejos de cada um. A maioria dos edifícios da Tijuca se encontra nas principais vias, como a Avenida Maracanã, Rua Conde de Bonfim, Rua Hadock Lobo ou Rua Uruguai, mas é possível encontrar excelentes apartamentos também nas ruas mais calmas.

Teoricamente ficam mais próximos do comércio, pontos de ônibus e metrô, e restaurantes. Já a maioria das casas se encontra em ruas internas, mais calmas e arborizadas. Mas como a Tijuca tem farta mobilidade, com inúmeras linhas de ônibus para quase todos os pontos da cidade e também é muito bem servida por restaurantes e bares, a distância acaba não sendo tão grande assim.

Como é o perfil de quem prefere casa

Geralmente o perfil de quem prefere casa é de uma pessoa que gosta de se sentir livre, ver grande quantidade de céu e ter um bom espaço só seu, mais distante de vizinhos. São pessoas que prezam sua independência e gostam de fazer suas próprias regras.

Priorizam sua privacidade, gostam de animais de estimação e de receber os amigos com churrascos e comidinhas ao ar livre. Geralmente têm família grande ou são muito sociáveis, reunindo uma grande quantidade de pessoas nos finais de semana.

Como é o perfil de quem prefere apartamento

Já quem prefere apartamento geralmente não se importa em seguir regras pré-estabelecidas, viaja muito ou mora sozinho, tem família pequena ou está começando uma. Pessoas solitárias também costumam preferir apartamento, que dá a sensação de estar sempre rodeado de gente.

São também pessoas que querem deixar os filhos brincarem em segurança e fazerem amizade com outras crianças, criando um senso de comunidade. A dica, no entanto, é analisar a rotina do edifício ou condomínio para verificar se combina com seu estilo de vida.

Em busca da casa dos seus sonhos na Tijuca? Não vê a hora de encontrar o apartamento certo? Fale com os corretores da Miguez e tenha acesso à melhor assessoria imobiliária e às melhores ofertas da Tijuca!

 


Titulo aqui

close