I - COMO ALUGAR COM SEGURANÇA SEU IMÓVEL?

Blog Miguez

I - COMO ALUGAR COM SEGURANÇA SEU IMÓVEL?

Miguez 25/11/2019 Compartilhar

Primeiro quero afirmar que me causa estranheza e até perplexidade  os anúncios de empresas ditas especializadas no nicho de administração imobiliário,  que dirige-se  a crédulos e ingênuos  proprietários demonstrando que   a locação imobiliária é algo extremamente fácil, e sem burocracia! Usam uma suposta  expertise que não se existe e que será demostrada  no momento que haverá o golpe fatal, a “INADIMPLÊNCIA”.   Tratando-se desse ativo tão especial chamado IMÓVEL, não se pode brincar, pois além de uma possível  inadimplência  existe também  riscos ligados a manutenção do  bem, e esse pode ser ainda pior!

Alugar imóvel sem garantias e sem burocracia, com renda que se quer compõe o mínimo  determinado nas regras (praxe)  de mercado,  é no mínimo uma tolice imperdoável profanada por quem não tem respeito pelo seu patrimônio.  

Para locar um imóvel (patrimônio de qualquer categoria) COM SEGURANÇA,   é preciso que o proprietário esteja atento  aos seguintes tópicos:  

a)   Pesquisa minuciosa checando capacidade de pagamento e endividamento do Locatário (inquilino). Esse tem  por regra (praxe) de mercado, ter  minimamente o equivalente de  3 a 4 vezes a  renda que equivale ao somatório do custo de aluguel, condomínio e IPTU.

b)      Sempre terá que  haver alguma garantia para suprir possíveis perdas em  caso de inadimplemento. As garantias mais comuns ao mercado  são:   Fiador, Seguro Fiança, Capitalização e por fim Caução (depósito).

c)       No contrato deve haver um conjunto de determinações (clausulas contratuais) que previna responsabilidades como:  1) seguro contra incêndio e demais  danos  2) Vistoria que garanta  entrega  do imóvel no fim do contrato em condições iguais ou MELHORES do que quando o imóvel foi entregue ao locatário. 3) Formatação  de pagamento dos alugueres e todas as obrigações pertinentes ao locatário que torne o ambiente de negócios agradável, rentável, justo e objetivo.

Procure uma empresa que venda soluções e segurança operacional. Cuidado com o bom bonito e barato – sem esforço, apreço e ética ninguém faz milagre.   

Titulo aqui

close