Como limpar o cantinho do seu pet

Blog Miguez

Como limpar o cantinho do seu pet

Equipe Miguez 17/10/2017 Compartilhar

Na hora de limpar o cantinho do seu pet podem surgir várias dúvidas, como quais produtos usar e não causar alergias. Se o imóvel for um apartamento ou se o seu amigão fica apenas dentro de casa, pode ser um pouco mais difícil, já que o contato com fezes e urina é muito mais frequente do que se ele vivesse em um quintal.

Cuidar do seu amigo não é somente dar água e comida, é preciso mantê-lo limpo e o ambiente em que ele vive também. Isso evita que ele contraia doenças e até que traga doenças para você e sua família.

Para solucionar isso, os donos podem investir em tapetes higiênicos e até usar jornais. Porém faça a troca periodicamente, não é bom que o animal e até os humanos tenham contato com os dejetos de qualquer animal. Além de ser muito perigoso para eles, algumas doenças são passadas para humanos, como leptospirose e toxoplasmose.

Ninguém gosta de casa suja, tenha certeza que seu bichinho de estimação também não. Em petshops ou até em supermercados comuns é possível achar uma infinidade de produtos que auxiliam como manter a casa limpa.

Leia todas as nossas dicas de como cuidar do lar do pet e proporcione um ambiente mais agradável ao seu melhor amigo e para você também:


Produtos Ideais

Gatos e cachorros podem ser alérgicos assim como nós, humanos. Para não prejudicar a saúde de seu pet, tenha atenção, pois não é qualquer produto que pode ser usado na limpeza da casinha do seu animal.

Evite produtos com cheiros muito forte, se possível use produtos indicados por veterinários, eles são ideais para matar fungos, bactérias, além de evitar o mal cheiro deixado pelas fezes e urina dos animais.

Se não puder investir em produtos especiais, indicados por um veterinário, use desinfetantes com um cheiro mais suave, álcool em gel e até água com vinagre e/ou bicarbonato.


Comida Limpa

Com certeza você não gosta de se alimentar em um prato sujo, certo? Seu bichinho também não. Higienize os utensílios que seus animais usam para se alimentar pelo menos uma vez por dia com detergente neutro e enxague com muita água.


Panos e mantas

Se você deixa algum pano ou cobertor no cantinho do seu pet, lave-os pelo menos uma vez na semana, mas não deixe nunca passar de 15 dias, principalmente se o seu cachorro ou gato tem costume de passear na rua. Lembre-se que assim como nós, um animal pode trazer sujeira da rua nas patas. Usar molho com vinagre costuma dar bastante resultado.

Se o seu animalzinho for um gato, não retire apenas as fezes, a areia higiênica deve ser trocada diariamente.


Segurança

A segurança do seu amigo também é muito importante, se você não quer só manter o apartamento limpo, mas seu amigo em segurança, faça a instalação de redes de proteção, verifique a localização de vasos e plantas, não deixe produtos de limpeza e remédios em locais acessíveis, evite intoxicações.


Pelos

Se o seu pet costuma soltar muitos pelos, faça a limpeza com luvas emborrachadas, os pelos grudam na borracha mais facilmente. Para evitar muitos pelos pela casa, adquira o hábito de escovar cães e gatos diariamente, assim os pelos que estão soltos já sairão no ato da escovação.

Se tiver aspirador de pó será ótimo, ele facilita a limpeza de pelos.


Brinquedos

Limpar brinquedos de cachorros e gatos pode ser uma tarefa um tanto difícil. Por serem objetos com diferentes texturas e relevos, podem esconder sujeiras e bactérias bem facilmente.

Lembre-se que os cachorros colocam esses brinquedos na boca, lambem, jogam no chão, portanto imagine o número de bactérias que eles juntam!

Para higieniza-los, coloque-os em uma solução de água morna com vinagre branco ou água com bicarbonato de sódio se o brinquedo for de plástico ou de borracha.

Se o brinquedo for de pelúcia, lave-os na máquina de lavar roupas com sabão e a mesma solução usada nos brinquedos plásticos: água morna com vinagre ou bicarbonato.


Panos

Para limpar o cantinho do seu pet não misture os panos que usa para limpar o restante da casa. Tenha panos exclusivos para limpeza deles.

Tirando cheiro de fezes e xixi

Se mesmo com todas essas dicas você ainda está incomodado com o cheiro do local que acaba se espalhando na casa inteira, alterne a limpeza com duas soluções: água e vinagre com álcool e na limpeza seguinte use sal, isso mesmo sal sem nenhuma outra mistura.

Exemplo:

Primeira limpeza usando vinagre com álcool e água: remova as fezes e o xixi com um pano ou papel absorvente. Misture ½ xícara de vinagre, ½ de água com ½ de álcool. Espalhe no piso e deixe agir por 5 minutos. Retire a mistura com um pano bem molhado, e repita a passagem do pano desta vez com um detergente. Seque o piso em seguida.

Segunda limpeza usando sal: remova o xixi e as fezes da mesma forma, jogue água limpa e seque apenas um pouco em seguida. Com o piso ainda molhado, jogue 2 xícaras de sal no ambiente (se a área onde o animal faz as necessidades for maior ou menor, ajuste a quantidade), espalhe com a vassoura e deixe agir por 20 minutos. Remova o sal em seguida, lavando com água e sabão.

Essas duas receitas retiram o cheiro de fezes e xixi na mesma hora.

Espero que tenha gostado de nossas dicas para limpar o cantinho de um pet, continue acompanhando nossos artigos.


Titulo aqui

close