Atenção aos sinais!

Blog Miguez

Atenção aos sinais!

Miguez 16/12/2019 Compartilhar

O mercado imobiliário do Rio de Janeiro está fora da curva de melhoras, pois sofre com o desemprego; a violência e o excesso de ofertas no setor.

Pode-se evidenciar essa saturação pelo fato de que bairros como Barra da Tijuca,  Jacarepaguá, Vargem Grande e Recreio demonstram-se abarrotados de imóveis residenciais e comerciais para venda e aluguel.

Enquanto o Centro do Rio  denota o ostracismo da cidade que, comprometida com dívidas, falta de investimento e crédito, programou-se equivocadamente sua estratégia arquitetônica; o “Centro Carioca” foi empurrado, sem precedentes, para duas regiões que verticalizaram-se quase concomitantemente: a Barra da Tijuca, que começou este processo há cerca de uma década, mas assessorada entre 2009 e 2015; e o Porto Maravilha, que trouxe projetos audaciosos que ainda não se deram por completo.

Nesse sentido, vivemos o sonho de que seríamos, verdadeiramente, a “cantada cidade maravilhosa de outrora”, mas não se vingou este desejo coletivo, o que acarretou, hoje, na existência de milhões de metros quadrados comerciais esperando empresas e comércios que justifique tudo que foi feito nos últimos 10 anos.

Quando vemos notícias empolgantes, abordando a reação do mercado em alguns estados do Brasil, chegamos a acreditar que isso se aplica a nós, cariocas, mas penso na contra-mão; acredito que pelejaremos por mais algum tempo, a menos que governanças façam o esforço necessário para tornar a cidade mais atrativa do ponto de vista turístico, fiscal e social.

Até lá, alguns anos serão mais rígidos, mantendo o mercado em um crescimento no limiar da inflação. Mas com a exceção de pontos geográficos mais específicos, bairros com algum privilégio sócio econômico, como Leblon, Ipanema, Jardim Botânico e, arrisco dizer, a antiga e tradicional Tijuca, bairro mais central do RJ, como melhor custo benefício econômico, imobiliário e social para o cidadão carioca classe média.



Comentários e Sugestões: consultoriamiguez@gmail.com

Nossas Redes Sociais

 www.instagram.com/miguezimob

https://www.facebook.com/miguezimoveis


Titulo aqui

close