As melhores trilhas na Floresta para fazer na Tijuca.

Blog Miguez

As melhores trilhas na Floresta para fazer na Tijuca.

Equipe Miguez 10/10/2017 Compartilhar

Trilhas na Floresta da Tijuca:


Na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro está o famoso bairro da Tijuca. Além de ser um dos locais mais arborizados da cidade, nele estão concentradas as melhores trilhas, florestas e cachoeiras dentro do complexo do Parque Nacional da Tijuca.

Além de dezenas de trilhas e percursos variados, a Tijuca reserva locais que podem ser frequentados tanto por aventureiros experientes quanto por pessoas que estão iniciando seus passeios particulares ou familiares.


Você sabia que passeios em trilhas e florestas fazem bem ao funcionamento do corpo além de regular o stress do nosso cotidiano?

A maioria das pessoas que incluem este tipo de atividade em suas vidas tendem a ter um aumento da capacidade do corpo, mente e de sua saúde em geral.

Os exercícios físicos além de serem excelentes atividades para o nosso cotidiano, acabam se tornando um estilo de vida para a maioria das pessoas.

Hoje em dia, nosso relógio vital conspira contra o nosso tempo real. No caos entre trabalho, casa, família e outros deveres do nosso dia a dia, acabamos esquecendo da parte principal para a nossa sobrevivência.

Trabalhamos muitas horas por dia, esquecemos de ter uma boa alimentação e acabamos gerando algumas doenças como stress, ataques de pânico, possíveis depressões e até mesmo a obesidade devido a má alimentação.

Os passeios em florestas e trilhas trazem a sensação de tranquilidade, paz e bem estar. A Natureza tem o poder de revitalizar o corpo e mente através dos cheiros, sons, ar puro e seus estímulos visuais.

Reserve um tempo em sua vida, pratique exercícios em meio a Natureza e comece a sentir a diferença em um curto espaço de tempo!


Onde estão as melhores trilhas na floresta da Tijuca?

Com seus 32 km2, o Parque Nacional da Tijuca é o local onde encontramos as melhores trilhas em florestas da cidade. O parque oferece uma vasta quantidade de locais para você iniciar suas atividades em meio a Natureza.

Entre trilhas, cachoeiras, passeios e montanhas, o parque nacional tem em seu catálogo quase 100 trilhas ecológicas e 20 caminhadas coloniais, agregando maior valor cultural a paisagem.

Para os mais experientes, a Floresta da Tijuca possui circuitos com mais de 15 horas percorrendo quase todos os cumes e montanhas da região.

Pra você que está iniciando sua vida dentro deste tipo de atividade, deixaremos as melhores dicas para se fazer um passeio seguro, saudável e com facilidade.


Veja as principais trilhas do parque nacional da Tijuca:


* Pico da Tijuca

Presente desde do ano de 1853, o Pico da Tijuca foi um dos primeiros a serem liberados e sinalizados para excursões e passeios pessoais na década de 80. Possuindo 1.022 metros de altitude e considerada a maior montanha do parque, sua trilha está dentro das mais seguras e perfeitas para você iniciar suas caminhadas sem riscos e desafios extremos.


* Tijuca Mirim

Na mesma trilha do Pico da Tijuca, encontramos o gracioso Tijuca Mirim. Este pequeno cume fica a pouquíssimos metros de distância e vale muito a pena conferir. Sua entrada fica situada a poucos metros de distância (917m.), e tem sua pequena entrada ao lado esquerdo de quem sobe pela trilha e passa pela área da escada escavada da rocha.

Em apenas 5 minutos, você irá se deslumbrar com a vista de cima da mata em direção a Baía da Guanabara e seus perfeitos locais para fotografar outras partes históricas como a escadaria de rocha e o final da trilha do Pico da Tijuca.


* Bico do Papagaio e Cocanha

O Bico do Papagaio fica situado no mesmo Retiro onde se passam as trilhas para o Pico da Tijuca e Tijuca Mirim. Dentro do trajeto temos duas possibilidades de passeio:

Papagaio com seus 989 metros de altitude ou apenas seguir para o Pico da Tijuca. Além disso, sua trilha é um pouco mais exigente e é considerado a melhor vista de todo o parque segundo 95% dos visitantes.


* Parque Lage / Corcovado

O Parque Lage é uma das caminhadas mais lindas e clássicas da cidade. Situada na Zona Sul do Rio de Janeiro,  bairro do Jardim Botânico, sua caminhada é de simples e fácil acesso, e está dentro do entorno do Parque Nacional da Tijuca.

Além de ter belas paisagens, consegue unir a cultura histórica de suas ruínas junto ao lazer do seu passeio.

Esses dois lugares são um dos maiores cartões postais da cidade. A subida ao Corcovado é íngreme e possui alguns desníveis em seu trajeto. Mesmo sendo considerada curta para subir, exige um pouco mais de segurança e atenção em todos os percursos.

(1h30 a 2hs para subir) (40min. a 1h para descer).


* Pedra da Gávea

Esta montanha é considerada como uma das que possui a maior e melhor vista do Parque Nacional da Tijuca. A Pedra da Gávea é dona de uma linda vista a 842 metros acima do nível do mar, tendo como suas maiores paisagem os cenários da Barra da Tijuca, São Conrado, Zona Sul  e partes do mar do Rio de Janeiro.

Além disso, você terá o privilégio de poder assistir os vôos livres de Para Pentes e Asa deltas vindos da Pedra Bonita que fica logo abaixo a (146 metros).


* Pedra Bonita

A Pedra Bonita é a mais conhecida e a mais famosa devido a sua excelente  rampa construída para vôos livres no próprio cume da montanha. Sua trilha fica localizada a direita, pouco antes do estacionamento da rampa, sinalizada por placas em uma ladeira de paralelepipedos bem íngrime.

A descida pode ser escolhida entre duas trilhas diferentes mas lembre-se: sempre escolha a opção da direita para subir e descer. O cume da montanha está sobre uma laje de pedras e a  duração da caminhada fica entre 1h a 1h30 sendo considerada uma das trilhas mais leves entre as muitas da cidade.

Feliz com nossas dicas e informações privilegiadas dessas maravilhas naturais e culturais da cidade do Rio de Janeiro?


Comece a produzir mais equilíbrio em sua vida!


Pratique exercícios ao ar livre junto a sua família e amigos!


Dedique parte de seu tempo para sua saúde mental e corporal e sinta os resultados!


 





Titulo aqui

close