5 motivos para morar na Grande Tijuca.

Blog Miguez

5 motivos para morar na Grande Tijuca.

Equipe Miguez 17/10/2017 Compartilhar

A Grande Tijuca é uma das melhores regiões para se viver atualmente na cidade do Rio de Janeiro.

Em uma cidade cheia de contrastes como o Rio, não há como negar: é preciso aliar qualidade de vida, segurança e comodidades, como escolas, bancos, farmácias, hospitais, supermercados e uma boa oferta de transportes. Tudo isso é facilmente encontrado na Grande Tijuca, área composta pelos bairros da Tijuca, Grajaú, Maracanã, Vila Isabel e Andaraí.

Nesse artigo listamos os 5 maiores motivos para considerar na hora de decidir morar na Grande Tijuca, um conjunto de bairros na Zona Norte.

O bairro da Tijuca é carregado de história, localizado entre o subúrbio e a Zona Sul, é uma ótima opção para quem não conhece a cidade e está decidindo agora onde quer se estabelecer. Para quem já é morador do Rio e está se mudando, considerar a Tijuca é uma ótima opção, justamente pela localização intermediária, permitindo aos moradores transitar fácil entre as zonas norte e sul da cidade.


1. Segurança

A Tijuca sempre foi área de interesse por aliar várias vantagens aos moradores. No entanto, a violência fez com que muitas pessoas se mudassem dos bairros. Visto como um bairro tradicional, com famílias antigas e uma população de berço, sofreu um processo de “favelização” durante as décadas de 1980 e 1990.

No entanto, após o ano de 2010, quando começou a instalação das UPPs nas favelas ao redor do bairro, a Tijuca vem passando por uma crescente valorização imobiliária. Cada vez mais imóveis são construídos na Grande Tijuca, os bairros dessa região são a grande aposta de quem chega de outras cidades e estados, além da população carioca, que já enxerga a Tijuca como uma das alternativas a violência. Muito importante na atual situação do Rio de Janeiro, a sensação de insegurança já não é presente nos moradores da Grande Tijuca.

Considerado um bairro familiar, é importante para quem tem crianças considerar a segurança como um dos principais itens na hora de avaliar a localização de um imóvel.


2. Lazer

Quando se fala de lazer na Tijuca fica até difícil definir, tamanha a diversidade que o bairro oferece. De cinema a shopping, passando por clubes, escolas de samba (Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel e Acadêmicos do Salgueiro são escolas do grupo especial que desfilam anualmente na Marques de Sapucaí e possuem suas quadras localizadas nos bairros da Grande Tijuca) e até museus, a Tijuca tem opções de lazer para todo mundo da família, de crianças a idosos.

Um dos destaques, além das escolas de samba, é o famoso estádio do Maracanã, palco de clássicos do futebol e de eventos mundialmente importantes, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Destaque ainda para a arquitetura do bairro. Para quem gosta de apreciar construções antigas, o bairro conta com imóveis antiquíssimos e belos exemplares da arquitetura portuguesa, como a Igreja de São Sebastião e o Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro, tradicional colégio normal que iniciou suas atividades no início do século XX.

O bairro ainda tem construções tombadas pelo Patrimônio Histórico, como o Palácio Bianca, atualmente abrigando o Centro de Referência da Música Carioca, construído em 1920 pela família Bianca, tradicional família espanhola.