11 dicas para usar móveis planejados.

Blog Miguez

11 dicas para usar móveis planejados.

Equipe Miguez 10/10/2017 Compartilhar

A compra de imóveis pequenos está se tornando cada vez mais comum nas grandes cidades e traz com ela um desafio: Como aproveitar um espaço reduzido, colocando nele tudo o que é necessário?

Hoje trazemos dicas que vão te convencer de que decorar um apartamento ou casa com espaço reduzido não é um problema. A solução está em utilizar uma decoração planejada.

Quando falamos em decorar um apartamento pequeno ou até uma casa pequena, vamos além de apenas ter uma decoração mais bonita e charmosa. Existe a necessidade de aproveitar cada canto, mas sem acumular móveis que com o tempo vão acabar se tornando obsoletos. O uso dos móveis comuns dificulta, pois nem sempre terão as medidas necessárias, isso acaba eliminando diversas opções de decoração e deixando a casa com uma cara de mais do mesmo.

Utilizando móveis planejados, você vai aproveitar cada espaço do seu novo imóvel, tornando seu espaço mais eficiente, seja em um ambiente de trabalho, de lazer ou descanso. Apostando em um projeto de qualidade e funcional para a vida inteira. Além disso, pra quem gosta de decoração, é uma excelente oportunidade de criar os móveis dos sonhos, elaborando projetos pessoais e exclusivos.

Então, como aproveitar todos os espaços de maneira prática e eficiente, colocando tudo o que precisamos sem perder a funcionalidade de todos os ambientes? Aproveite nossas dicas e transforme seu imóvel em um projeto único, prático e confortável.

  1. Cores Claras

Na hora de uma decoração planejada, aposte na utilização de cores mais claras. Esses tons transformam, mesmo que apenas visualmente, um espaço pequeno em um espaço amplo. Use nas paredes e também nos móveis planejados. Isso vai trazer unidade ao seu projeto, além de criar uma identidade para a decoração. Claro, não precisa ser tudo branco ou monótono, a intenção não é deixar sua casa com cara de hospital. Use tons pastéis ou, até mesmo, separe apenas uma parede ou móvel para uma cor mais viva ou escura. Outra opção também é abusar das cores apenas nos objetos, como almofadas, vasos e outros enfeites.

  1. Iluminação

A iluminação é item essencial em uma boa decoração planejada. O comum é ter luzes apenas no teto, mas se tratando de um ambiente pequeno, aposte também em luminárias, arandelas e até mesmo abajures suspensos ou presos na parede. Isso vai anular a necessidade de criados mudos ou mesas de centro/cantos, liberando mais espaço para circulação, deixando um visual mais limpo e sem acumulo de peças, consequentemente deixando o ambiente maior. Além disso, como já citamos na dica anterior, se cores claras dão uma sensação de ambiente mais amplo, um lugar escuro ou mal iluminado, traz a sensação de um apartamento muito menor.

  1. Espelhos Grandes

Você já deve ter visto essa dica em outros lugares, isso é porque ela realmente funciona. Coloque espelhos em paredes e nos móveis também. Além de servir principalmente para as mulheres na hora de se arrumar, o espelho consegue “dobrar” o espaço de um apartamento pequeno e traz, junto com a iluminação e as cores claras, a sensação de amplitude em todos os ambientes. Em posição vertical, horizontal, parede completa ou não, os espelhos dobram a profundidade dos ambientes.


  1. Móveis mais baixos

Alguns profissionais de decoração apostam em móveis planejados mais baixos na hora de decorar uma casa pequena ou um apartamento menor. Isso porque mantendo uma linha de móveis abaixo do usual, o pé direito vai parecer maior, assim como a sensação de estar em um cômodo mais amplo. Use racks, armários baixos no banheiro e diminua a altura da cabeceira de cama. Se a casa tiver criança, coloque portas nos móveis, isso ajuda a evitar acidentes. Se não tiver, deixar nichos abertos é uma boa opção.

  1. Móveis multi-uso

Opte por móveis que tenha “compartimentos secretos” ou possam ser melhor aproveitados. Escadas com nichos, sofá-cama para um apartamento pequeno de solteiro, mesas e camas retrateis, poltronas com nichos em suas bases, onde podem ser guardados livros e outros objetos, camas com gavetas nas laterais e compartimentos na cabeceira, onde se ganha espaço para livros, além de gavetas para as roupas de cama. Enfim, são várias possibilidades de criar espaços. Em uma casa pequena, as vezes não existem paredes para dividir, então aposte em estantes que façam essa divisão ou até mesmo na troca de piso de um ambiente para outro. Em uma casa pequena ou apartamentos, a cozinha também é muito reduzida, faça um projeto que use apenas um lado do cômodo ou uma cozinha americana, facilitando a circulação. Opte também por nichos suspensos, que possam abrigar eletrodomésticos compactos.

 



  1. Prateleiras

As paredes se tornam grandes aliadas em ambientes pequenos. No quarto, na sala, banheiro e até mesmo na cozinha, use e abuse de prateleiras. Além de ganhar espaço, uma ou mais prateleiras bem posicionadas, trazem mais charme aos ambientes. Elas podem ser em linhas retas, criando nichos ou até mesmo formar desenhos, ajudando a criar identidade em sua decoração.



  1. Use os Cantos

Não deixe de aproveitar os cantos, use todos os espacinhos que conseguir. A vantagem dos móveis planejados está justamente em criar projetos sob medida.Tenha em mãos as medidas exatas do seu apartamento ou de sua casa. A utilização dos cantos deixa o meio dos cômodos livre para circulação, nossa próxima dica.

  1. Deixe a circulação livre

Evite móveis grandes e que não serão tão utilizados como pufes no meio da sala ou baú para guardar coisas que não são tão necessárias. Mantenha poucos móveis no caminho ou encoste-os nas paredes (vale para uma cama no quarto, por exemplo). Além de facilitar a circulação, isso torna seu ambiente mais prático e ajuda a ganhar mais centímetros nos cômodos.

  1. Criatividade

Estamos falando de planejamento, uma decoração exclusiva e móveis que não serão vistos em nenhum outro lugar. Então seja criativo! Crie espaços inusitados e saia da zona de conforto, abra mão do clássico e coloque sua personalidade em cada cantinho do seu novo imóvel. Nessas horas, até o teto pode fazer parte de uma boa decoração planejada e se tornar um grande aliado.

  1. Simplifique a decoração

Uma dica muito importante: não acumule. Opte por uma decoração mais clean e até mesmo minimalista. Lembra do menos é mais? Menos é mais mesmo. Se algum objeto tem significado, como uma herança de família, uma lembrança de viagem ou que carregue um pouco da sua história, use-o. Mas abra mão de objetos que não fazem sentido. Se tem algo que não tem serventia, ocupa muito espaço ou que está parado há muito tempo, abra mão.

  1. Pesquise

Por fim, nossa última dica é pesquise, pesquise muito e não tenha medo de questionar os métodos, formas de pagamento, tire todas as suas dúvidas e procure um profissional que te transmita confiança. Algumas empresas de móveis planejados costumam trabalhar com tamanhos pré-definidos, outras te deixam livre para criar um móvel no seu estilo. Vale a pena pedir indicações a amigos e conhecidos ou até mesmo para seu corretor de imóvel.


Titulo aqui

close